top of page

Relação entre a falta de Sono e o surgimento de Lesões

Captura de ecrã 2020-06-19, às 21.41.36.

Por vezes, o surgimento de lesões é imediatamente associado a factores de treino, sendo que, em muitos casos não é devidamente examinado o impacto que várias atitudes na vida social dos atletas, incluindo a privação dos sono, poderá ter na associação com as lesões. Um estudo realizado em jovens atletas pretendeu determinar exatamente a relação que poderá existir entre o aparecimento de lesões com a falta de sono. 

 

Numa amostra de 160 jovens atletas, o estudo foi concluído por 112 (70% de Taxa de Conclusão), com uma média de idades aproximada aos 15 anos. No universo dos 112 atletas estudados, existiram um total de 250 lesões. 65% dos atletas que alegaram dormir menos de 8 horas, tiveram pelo menos, uma lesão.

 

A privação do sono tem sido associada ao comprometimento do desempenho psicomotor em adultos, no entanto, pouco se sabe sobre os efeitos em adolescentes (Vgontzas et al., 2004). Durmer e Dinges (2005) afirmam que a privação do sono pode afetar a função motora, o humor e as funções cognitivas, o que pode afetar também a performance e o risco de lesões de um jovem atleta.

 

Para concluir, a privação do sono parece estar associada a lesões em jovens atletas. Não dissociando do aumento do número de aulas, assim como o excesso de atividade física em diferentes associações. Torna-se por isso fundamental incentivar os jovens atletas a dormir em quantidades ideais para que possa ajudar a protegê-los contra lesões.

Link do Artigo:

https://journals.lww.com/pedorthopaedics/fulltext/2014/03000/Chronic_Lack_of_Sleep_is_Associated_With_Increased.1.aspx


👀⚽️🧠📝

bottom of page