• André Azevedo

A Arte de Finalizar

O Vitória S.C. já demonstrou ao longo desta época ser claramente uma equipa de predominância ofensiva, construindo várias ocasiões de golo no decorrer dos seus jogos. Vamos assistir à forma como os seus jogadores reagem quando a bola se encontra num dos corredores laterais.



Ivo Vieira já deu a conhecer que dá uma grande preponderância ao processo ofensivo, mesmo no início das suas épocas, quando muitos outros treinadores dão prioridade à organização defensiva.


“O meu processo de treino, no período preparatório, é sempre iniciado pela fase ofensiva”

Ivo Vieira (Canal 11, 20/01/2020)


O meu foco neste vídeo será somente nas respostas que a equipa dá em situações de ataque por um dos corredores laterais, sendo que muitos deles têm o cruzamento como meio preferencial para chegar à área. É possível ver variabilidade no tipo de cruzamento, quer seja rasteiro, quer seja pelo ar, assim como pode ser feito da linha de fundo, como de uma posição mais recuada, como o chamado cruzamento das meias. Além do cruzamento e sabendo previamente que os Extremos (ou Alas - como preferirem) do Vitória S.C. tendencialmente são invertidos, ou seja, jogam num corredor lateral contrário ao seu pé dominante (o que na minha opinião traz mais soluções aos jogadores - mas isto é apenas a minha forma de entender o jogo), o que permite que uma delas seja a incursão interior em condução para terminar com finalização.


É de facto uma forma de jogar que se torna cativante para o típico adepto de Futebol, pois o Vitória S.C. coloca sempre vários homens em zonas de finalização. Do ponto de vista de um Treinador, que procura ter a equipa equilibrada e preparada para a perda, por vezes, caso a finalização não ocorra com sucesso e a bola fique na posse do adversário, se a equipa não tiver preparada para a transição defensiva, o adversário pode aproveitar e conseguir alguns contra-ataques que se tornem perigosos para o Vitória S.C. (algo que tem acontecido por vezes). No entanto, esta matriz de jogo de Ivo Vieira tem proporcionado aos espectadores bons momentos como aqueles que aqui trago relativos aos últimos 10 jogos.


Embora este não seja o melhor período do Vitória S.C., já foi possível perceber que estamos perante grandes intervenientes no jogo e que esta equipa tem qualidade para ocupar posições mais de acordo com a dimensão do clube.



Vídeo elaborado com o auxílio do Metrica Sports.

71 visualizações

André Azevedo

Assistant Coach ⚽️
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • newemailoutlinesymbolinblackcircularbutt

© 2020 por André Azevedo

Subscreva a Newsletter

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • newemailoutlinesymbolinblackcircularbutt
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now