

Assistant Coach ⚽️
Ligamento Cruzado Anterior

O estudo de Holly J. et al. (2017) foi realizado em 65 Equipas de Futebol ao longo de uma época. O programa de prevenção de lesões FIFA 11+ foi aplicado na parte inicial de cada treino e jogo durante 15 a 20 minutos. 34 Equipas (850 Jogadores) fizeram parte do Grupo de Controlo e 31 Equipas (675 Jogadores) foram o Grupo de Intervenção. Houveram 4 Equipas que não entregaram os dados a tempo, o que fez com que as Equipas em análise fossem 61.
O objetivo do estudo foi perceber se o programa FIFA 11+ poderia reduzir o número de lesões do LCA, perceber a incidência de lesão no jogo e no treino, por posição do jogador, pelo contexto competitivo e pelo tipo de piso (Sintético ou Relvado).
O importante para mim aqui realçar é a a clara menor incidência de lesões no Grupo de Intervenção, não só a nível do LCA, como a nível de lesão no joelho em geral e qualquer outro tipo de lesão. No G.I. existiram apenas 25% de Lesões no Joelho (34 de 136) e no G.C. foram 75% (102 de 136). Quando nos referimos à lesão do LCA no G.I. verificamos que houveram novamente menos incidências:16% (3 de 19), enquanto que no G.C. foram 84% (16 de 19). Com os dados disponíveis percebemos que não existem diferenças significativas em relação às lesões por posição no que diz respeito ao LCA. Percebemos claramente que em jogo ocorreram mais lesões e no estudo ainda poderão encontrar a relação de lesões resultantes de confronto ou não.
Concluindo, podemos assumir que este programa se for implementado de forma correta tem potencial para diminuir a Taxa de Lesões, não só do LCA, como todo o tipo de lesões em Jogadores de Futebol.
Link do Artigo: